segunda-feira, 28 de abril de 2008

Segunda-feira

Quem é que inventou "as segundas-feiras"?
Ainda bem que perguntam. Provavelmente foi um qualquer padre altamente instruído, frustrado pelo voto de abstinência e condenado a relações platónicas com rapazes pequeninos.
Voltarei mais tarde à crítica ao clero, agora queria esclarecer uma questão que me ensombra as noites e me estraga os dias. Porque que raio na língua portuguesa chamamos aos dias de semana de segunda, terça, quarta, quinta e sexta feiras? Acredito que haja uma razão hiper interessante, mas não é estúpido pelo menos começar a semana pela segunda? Não seria mais lógico e fiável começar pela primeira? É esse o problema da sociedade portuguesa, começamos sempre mais à frente e esquecemo-nos das bases, do cerne das questões, da origem dos problemas. O problema de Portugal está reflectido na contagem dos dias de semana, se não sabiam ficam a saber, é para isso que aqui estou.
Voltando ao assunto central, ou inicial melhor dizendo (o clero caso não se lembrem), acabei de ler na Internet, num site extremamente fidedigno, que a origem dos dias de semana remonta ao documento sagrado (cristão), conhecido entre nos como a bíblia. Fico boquiaberto por saber que a igreja inventou tal coisa, é que, se bem me lembro, por esta altura andavam entretidos em manter a ditadura em nome de Deus (?).
O assunto central da religião, ao contrario do que me possam tentar convencer, era portanto, e para variar, a mulher. A mulher era por um lado a representação do pecado e por outro a imagem pura de uma santa. A bíblia gira à volta da mulher, as historias reportam, mesmo que simbolicamente e metaforizadas, a problemas femininos. É por esta razão que culpo inteira e vincadamente a mulher pela existência das segundas-feiras. A culpa da minha má disposição é de todas vocês. Malditas sejam.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ganda Diga
Os dias da semana, pelo menos na língua portuguesa, foram inventados para facilitar a calendarização das trocas comerciais. Domingo que sempre foi um dia de descanso era também o dia da primeira feira de cada semana.. por isso o dia seguinte é a segunda-feira e não a primeira, e assim sucessivamente. Resta-nos o sábado. Obviamente que os homens queriam descansar dois dias, sábado e domingo, mas as mulheres achavam que um dia era suficiente para tar sentado a beber cerveja e começaram a chatear os maridos para tentarem ganhar uns réis a mais e fazerem uma feira ao Domingo... Portanto, tens razão, no fundo a culpa desta confusão é das mulheres!